Noticias

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Secretário de Planejamento confirma concurso público para Polícia Militar

por Karine Paixão 26 de Janeiro de 2015 às 13:24
categoria: Cotidiano

Passado o choque sentido pela segurança pública de Pernambuco após as rebeliões no Complexo Prisional do Curado (antigo Aníbal Bruno), o secretário de planejamento, Danilo Cabral, garante ter um plano de ação, inclusive para findar a ameaça de greve anunciada pelos representantes da Polícia Militar que cobrava aumento de efetivo e deu prazo até o dia 10 para apresentação de propostas concretas para o setor. Em entrevista ao programa Nossa Voz na manhã desta segunda feira (26), o secretário também defendeu as políticas de segurança adotadas no estado.
Para Cabral, mesmo descumprindo a meta de redução de homicídios em 2014, o Pacto Pela Vida é uma ótima ferramenta no combate ao crime e será mantido no Governo Paulo Câmara. “O Pacto pela Vida conseguiu reduzir em 33%, mesmo considerando o aumento que houve no ano passado, os indicadores de homicídio no Estado de Pernambuco. Lá no Recife, só para dar um dado, nós reduzimos em 54% a violência que tinha na cidade. Claro que a gente tem que avançar, enquanto houver uma vida não sendo preservada a gente tem o dever de aperfeiçoar o Pacto pela Vida. É uma experiência premiada mundialmente, inclusive reconhecida pela ONU como uma das melhores experiência de segurança pública no mundo e exemplo de segurança pública e exemplo para outros países”.
Sobre a rebelião no Complexo prisional do Curado a solução para a crise no sistema é ampliar as unidades prisionais em todo o Estado. “Nós temos desafios sim, o sistema prisional, é um dos desafios. Vocês viram as cenas  que nós vivenciamos nos presídios lá do Recife no Aníbal Bruno. O governador Paulo Câmara já determinou a retomada de obras que estavam sendo executadas de construção de novas vagas nas unidades prisionais lá em Taquitinga, Araçoiaba, Tacaimbó e a cadeia de Santa Cruz do Capibaribe, ou seja, a gente vai aumentar a capacidade de recepcionar a população carcerária”, prometeu.
O secretário de planejamento também revelou que o Governo do Estado pretende convocar aprovados nos últimos concursos, e realizará novo certame para ampliação de efetivo. “O governador Paulo Câmara Já determinou a contratação não só de policiais militares, ele autorizou que fossem chamados todos os remanescentes previstos e possíveis no concurso da Polícia Militar. Então agora em fevereiro não estamos colocando mais 1000 novos homens para ingresso na Polícia Militar para responder a demandas que a gente ainda tem de necessidade de pessoal e ao mesmo tempo ele já autorizou o lançamento de outro edital para reposição de novos quadros porque os quadros da polícia circulam muito, as pessoas entram e saem, então tem que estar sempre tendo concurso, então ele autorizou a chamar não apenas os antigos como abrir novo concurso da Polícia Militar e vamos continuar conversando com a  categoria que opera o sistema de defesa social: a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Técnica que foi recebida pelo secretário de administração, Mílton Coelho para que a gente trate sim dessa pauta e que valorize sobretudo os profissionais que trabalham na Polícia Militar de Pernambuco, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros”, afirmou Danilo Cabral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário